JavaScript: var, let e const
Declarar variáveis é uma das primeiras coisas que aprendemos quando iniciamos em programação. Antigamente, o JavaScript só permitia o var para declarar variáveis em nosso código.
Com as mudanças ocorridas no JavaScript vieram mais duas possibilidades de declararmos uma variável, sendo elas o let e o const.
Veremos como usá-las de forma correta.
var – tem escopo global. Estas variáveis sofrem o hoisting e vão para o topo do escopo. Se executar uma variável sem a declaração de valor é atribuído undefined.
Exemplo:
function testandoVar() { var lng = 'JavaScript'; if (lng === 'JavaScript') { var lng = 'PHP'; console.log('Dentro do if: ' + lng); } console.log('Fora do if: ' + lng); } // será exibido no console // Dentro do if: PHP // Fora do if: PHP |
let – permite a declaração de variável similar ao var, porém com mais controle e focada no escopo de cada bloco de código.
– não permite a declaração de variável com o mesmo nome
– mostra uma mensagem de erro caso tente imprimir uma variável antes de declarar a mesma
– tem escopo de bloco
Exemplo:
function testandoLet() { let lng = 'JavaScript'; if (lng === 'JavaScript') { let lng = 'PHP'; console.log('Dentro do if: ' + lng); } console.log('Fora do if: ' + lng); } // será exibido no console // Dentro do if: PHP // Fora do if: JavaScript |
const – utilizada para mantermos os valores constantes, sem mudanças. Uma vez definido um valor, você não pode atribuir um novo. Uma regra importante sobre constantes é que devemos obrigatoriamente definir um valor para ela quando a declararmos.
Exemplo:
// não é permitido - vai gerar erro const NOME_DA_CONSTANTE; // forma correto const NOME_DA_CONSTANTE = 0; |